A vingança dos Nerds

Se você, assim como eu, nasceu nos anos 80 vai se lembrar que ser NERD não era lá uma coisa muito bem vista, seja pela sua própria mãe ou pela sociedade em geral. Ser nerd era ser o carinha que não pegava ninguém, era ser sempre o último a ser escolhido pra jogar futebol, era sentar na primeira fila pra tirar notas boas e manjar tudo de tecnologia, games, etc. Vamos combinar que nem muita coisa mudou.  Na época, o esteriótipo era tão pesado que até o cinema se valeu de uma “vingança” onde em uma disputa entre cérebro e músculos, os nerds saem vencedores na clássica sessão da tarde “A vingança dos nerds”. Lógico, esse não foi o único filme sobre nerds produzido na época, mas vamos deixar os outros guardados, por enquanto!!!

N.E.R.D como bem pesquisei e demorei horas pra encontrar, vem de um bando de Nerds, é claro! A expressão surgiu na década de 1950 no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e se referia aos cabeções de lá com as descrições previamente citadas. Mas também há quem diga que venha de Northern Electric Research and Development (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia Northern Electric do Canadá, hoje Nortel), ou seja, se você trabalha na Nortel você é um autêntico nerd, ou não?!

O curioso é que com o avanço da tecnologia, com o surgimento de vários gadgets, que os nerds destrinçam como ninguém, e também com mudanças nos costumes da sociedade , o jogo se inverteu. “O nerd de hoje é o bom marido de amanhã” diz uma musiquinha xarope que caiu no gosto da galera do Programa do Faustão. Será que os nerds assistem Faustão?! Bem, de qualquer forma agora eles estão por cima. Seja em vídeo blogs, em séries de grande sucesso da tevê, na música ou se aventurando como empresários, o sucesso é inegável.

Alguns exemplos de nerds modernos que estão novamente proclamando uma certa “vingança”.

Jovem Nerd – Os caras começaram em 2002 e de lá pra cá não pararam de aumentar a “audiência” do blog. Com mais de 40 mil downloads semanais do seu Nerdcast e milhões, quem sabe até zilhões, de visitas em seu site, os malucos Alexandre Ottoni (@jovemnerd) e Deive Pazos (@azaghal) são os maiores representantes nerds do Brasil. No ano passado, foram eleitos blog do ano pela MTV. Só pra se ter ideia do poderio dos caras, em uma parceria com o amigo e escritor Eduardo Spohr, começaram uma editora própria, a NerdBooks, e com o lançamento do primeiro livro “A batalha do apocalipse”, escrito por Spohr há algum tempo, venderam mais de 4500 exemplares faturando por volta de R$220 mil. Sucesso absoluto, pois dedicaram e focaram toda a campanha no Nerdcast, que acompanhei muito bem, no site do Jovem Nerd, no twitter e também no hot site criado pra o lançamento. Esse é apenas um case de sucesso dentro de vários que já passaram pelas mãos dos caras. Entre camisetas que duvidam da existência do Acre ou até mesmo sorteio de prêmios patrocinados, os blogueiros levam a “Irmandade Nerd” ao delírio. Vale a pena conferir o blog do Jovem Nerd. Os caras são divertidíssimos e muito, muito inteligentes. Criatividade e inventividade é o que não faltam para eles. NerdPower!!!

The Big Bang Theory – uma das séries de maior sucesso nos Estados Unidos na última temporada foi com certeza o The Big Bang Theory. A trama mostras os amigos Leonard e Sheldon, dois físicos que possuem uma mente brilhante, mas são péssimos em se relacionar com garotas e diria até com a pessoas em geral. A história começa a mudar quando a bela Penny se muda para o apartamento ao lado. Leonard, que divide apartamente com Sheldon e não se importava em passar os sábados à noite jogando STOP com seus amigos que também possuem disfunções sociais Wolowitz e Koothrappali, vê em Penny um novo mundo de possibilidades, inclusive no amor…

Mayer Hawthorne – Ele é a cara nerd do soul americano. Seu álbum de estréia, A Strange Arrangement, foi considerado um dos melhores do ano pela crítica especializada, tanto aqui no Brasil quanto lá fora. Hawthorne traz um som moderno e ao mesmo tempo retrô. Bom, melhor que ficar explicando é ouvir.

Just Ain’t Gonna Work Out

My Green Eyed Love

PC Siqueira – O cara é colorista de quadrinhos e em fevereiro deste ano resolver criar um vlog. Simples assim. Com suas camisas xadrez, óculos fundo de garrafa modernoso e xícara de café na mão, os diários gravados de PC são diversão garantida. Recentemente foi entrevistado na MTV pelo Cazé e agora o vlog dele está por também. Falando de coisas comuns que acontecem no dia-a-dia dele e principalmente sobre coisas que detesta em sí mesmo e em outras pessoas, o vlog conquistou mais de 2 milhões de visitas. É um barato. Vale a pena conferir o vídeo em que ele fala sobre Shakespeare, cerveja e sexo (abaixo) e seguir o canal “Mas poxa vida” que PC criou pra publicar suas pérolas.

Ilustrês – Camisetas pra quem é nerd “descolado”. A loja criada por Tiago Mascarenhas e Beth Viveiros aposta em assuntos comentados na internet para criar suas estampas. Quem é nerd tem que ter uma!

Eu amo nerds e você?

Bem mais que modinha, tendência ou crença, a verdade é que os nerds voltaram pra ficar. Seja na internet, na t.v. ou do seu lado acessando o mais novo lançamento da Apple, lá estará ele. Num futuro não muito distante todos seremos nerds. Se é que já não somos de alguma maneira ou de outra. No fundo todos nós amamos os nerds.

Anúncios

2 Respostas para “A vingança dos Nerds

  1. eu aaaaaaaaaaaaaamooooooooooo nerds e ponto final 😀 eles são tão legais,são carinhosos(quando nao estão super tímidos) e o mais importante são inteligentes e sabem conversar sobre tudo,não só sobre musculação e etc!pra falar besteira já basta eu! nerds ❤

  2. Pingback: Os números de 2010 – Primeiro ano de Blog | Nove de Março

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s